Conhecendo o teste de Qualidade (DPX- Series)
PEAK SETTING:
Os clientes irão notar pequenas variações no valor de pico, mas apenas uma mudança maior que 50 unidades em QA consecutivo vai gerar uma falha. Esta variação no ajuste de pico deve ser monitorizada pelo cliente.
BACKGROUND:
Este teste falhará se outra fonte de radiação estiver dentro da sala ou próxima das paredes pelo lado de fora da sala.
BEAM STOP ACTION:
Este teste verifica a capacidade de atenuação da fonte de raio-x durante o fechamento do obturador, ele também testa a razão das contagens de fundo com as contagens de ar. Dependendo das condições é possível o teste falhar devido a um grande número de contagens de fundo.
SPILLOVER:
Um aumento na porcentagem do Spillover indica que algo está errado, ou o detector de raio-x está perdendo resolução ou o equipamento pode estar descalibrado, devendo o mesmo sofrer ajuste.
CHI SQUARE:
É um teste estatístico para medir a difusão dos dados de contagem de ar. Sobre condições normais, o número de contagens obtidas em um número grande de amostras devem formar uma distribuição de Gauss. É uma verificação de como os dados formam a distribuição de Gauss baseado em um fator de confiança.
AIR COUNTS AND AIR RATIO:
É um dos mais importantes itens do teste de qualidade, pois os valores dos canais de alta e baixa contagem de ar serão comparados durante o exame padrão. Estes valores podem ser verificados pelo histórico do teste de qualidade e caso haja divergência nos valores acima do especificado o equipamento deverá ser inspecionado.
AIR RATIO:
A razão do canal de alta para o de baixa contagem é talvez o mais importante parâmetro porque a medida da densidade óssea é baseada na mudança na razão do canal de contagens de alta para baixa. A proporção de ar deve permanecer constante desde que a qualidade do feixe de raios-x e a resolução de detector permaneçam constantes.
TRANSVERSE AND LOGITUDINAL MECHANICS:
O equipamento executa os movimentos transversais e longitudinais através de (passos) e compara com um valor definido pelo software, uma certa quantidade de passos equivale a uma certa medida em centímetros e se estes valores estiverem fora do especificado, este teste falhará e consequentemente o equipamento deverá ser vistoriado.
TISSUE VALUE:
O valor do tecido não deve ser o único parâmetro a falhar. O fracasso deste teste é geralmente acompanhado de problemas com valores de minerais nos ossos ou tendências da razão do ar.
COLLIMATION RATIO:
Este teste verifica a razão da colimação fina, colimação esta usada apenas em exames de ante-braço.